TRAVEL GUIDE: LISBOA | Três Museus num Dia

Num domingo tão ou mais comum que todos os outros, o dia foi passado nas ruas de Lisboa, a visitar locais muito giros. O primeiro museu que visitámos foi o  Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado que se localiza ao lado do teatro e da praça de São Carlos. Contem imensas peças de arte que vão da escultura à pintura, passando pela fotografia e pelo desenho, atravessando vários períodos da história de arte num edifício deslumbrante. Vimos somente algumas exposições intituladas respectivamente de  Narrativa De Uma Colecção que faz parte da Colecção da Secretaria de Estado da Cultura e Efeitos de Luzde Adriano Sousa Lopes. Há uma parte do museu que tem tectos muito clássicos e deslumbrantes que fazem pandan com as fechaduras das portas do edifício que são muito trabalhadas, gostei muito! Fomos lá sobretudo para ver a exposição permanente que não estava em exibição de momento, mas mesmo assim valeu a pena! Não pagamos nada porque mesmo não estando assinalado nos sites que vi, devido ao Dia Mundial do Turismo este museu era gratuito, podem consultar os preços normais e os horários aqui.






De seguida fomos ao Museu de Arte Sacra de São Roque, que se encontra mesmo ao lado da Igreja de São Roque. Neste museu demos especial atenção à exposição De Roma a Lisboa que tem peças de arte sacra exportadas de Roma para cá para no Rei D. João V. Não sou particular adepta deste tipo de arte/museu, mas tinha algumas peças interessantes. A igreja pode também ser visitada que contém também peças lindíssimas. Para estudantes é gratuito.

Esta fotografia NÃO é da minha autoria. Fonte.
O último museu do dia já era uma repetição. Visitámos o Museu do Design e da Moda em Outubro do ano passado e como é grátis decidimos ir ver a exposição temporária da TAP. Entre desenhos, estudos de logótipos, uniformes, cadeiras de avião, modelos de aviões, utensílios de refeição e a evolução dos mesmos, cartazes publicitários e muito muito mais, gostei muito da exposição. Revimos a exposição permanente e recomendo muito uma exposição no mesmo museu que está aberta apenas a horas especificas que fica no piso -1 e que contém óculos e aproveita muitíssimo bem o espaço do cofre do antigo banco que ali se localizava. O espaço está muito bem aproveitado (em todos os pisos!) e é um museu delicioso de visitar. Localiza-se junto ao Arco da Rua Augusta.

 

Duas pessoas, três museus, um euro.

1 comentário:

  1. De todos esses museus estive apenas no.museu do design e da moda já faz um ano e adorei, é mesmo muito bonito.

    ResponderEliminar