TRAVEL GUIDE: PARIS | Musée d'Orsay

Onde hoje está o museu d'Orsay em tempos esteve uma estação ferroviária. O museu mantém a estrutura e alguns traços do que um dia foi o edifício. Pelos relógios enormes e lindos que podemos ver tanto fora como dentro do edifício. Como é o museu de Paris preferido da minha mãe (e consta na lista dos museus favoritos do mundo segundo ela) não pôde de maneira alguma ficar de fora. Contém não só pintura como escultura que nos é apresentada tanto no corredor centrar como nas salas labirinticas que se encontram dos lados. Este museu pode ser explorado por zonas que podem seleccionar logo que entram no museu ao ver o mapa.

Nas últimas publicações referi que alguns sítios que visitei anteriormente (Giverny e Barbizon) iam ser úteis para compreender algumas obras que veria em museus e este foi o museu onde isto mais se revelou. Podemos ver Monet e os seus nenúfares de Giverny que pude ver ao vivo, Degas e as bailarinas (que são os meus quadros favoritos do museu), podemos ver as esculturas e pinturas de Rodin, Millet, Denis, Van Gogh, Caillebotte (visitei a propriedade deste senhor durante a viagem a França!), Cézanne, Gaudi, Manet entre muitos outros.

É neste espaço que se encontram os famosos quadros Angelus, O Circo, Os Nenúfares, o quarto e o auto retrato do Van Gogh e algumas esculturas famosas como o Pompon.  Há salas para cada gosto, desde Arte Noveau, Realismo, Naturalismo, artes decorativas, Neo Impressionismo e Impressionismo são imensas as salas a visitar e os estilos de pintura que se pode ver. Até há uma sala para as pinturas da Escola de Barbizon (que vos falei aqui!).

É um museu obrigatório para os amantes de arte e para os interessados na matéria. Tem peças incríveis daquelas que só costumamos ver nos livros e na internet. Foi uma agradável surpresa encontrar algumas obras neste edifício com um ar imponente à beira do Sena e pertinho do Louvre. Fui a meio da semana de manhã e não apanhei fila nenhuma, havia pouca gente e estava tudo calmo. O edifício é lindíssimo e não podia ficar melhor do que com uma exposição de arte que não deixa ninguém indiferente.






4 comentários:

  1. Mas que vontade que me estás a dar de pular para dentro das fotos! *0*

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  2. Ahhh este museu levou o meu coração! Infelizmente tive que o visitar meio à pressa, mas é lugar onde regressar!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Já fui a Paris, mas nunca explorei a cidade como quero! E este é um dos museus que quero muito visitar (:

    ResponderEliminar
  4. Adorava ir a esse museu! Que fotos lindíssimas! Não quero morrer sem ir a Paris, os teus posts estão me a dar essa certeza :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar