VIAGENS | Lisboa viva, viva Lisboa

Há uns anos eu jurava que Lisboa iria morrer. Montes de lojas a fechar, por vezes não se via ninguém nas ruas e eu cheguei a pensar que a nossa tão velha e querida Lisboa estivesse morta morrida matada prestes a ser enterrada.  Algumas das ruas mais conhecidas estavam às moscas. Mas de à uns tempos para cá Lisboa renasceu das cinzas. O turismo aumentou e isto favoreceu muito o nosso comércio. Cada vez há mais lojas de souvenirs, lojinhas à moda antiga e bem típicas, recantos com conceitos originais, comida artesanal, novas dinâmicas, novos sítios para visitar. Amo ver tuk-tuks às dezenas a passar de um lado para o outro cheinhos de pessoas à descoberta da capital. Fila para os pastéis de Belém ou para o elétrico. Adoro ver as pessoas a falarem em variadíssimos idiomas que até eu desconheço e passar por tours em línguas estrangeiras. Conheço quem deteste mas eu adoro o som das malas de viagem com rodinhas a subir a belíssima e tão nossa calçada portuguesa. Adoro ver pessoas de queixo caído com as nossas estátuas e monumentos e impressionadas pela nossa História. Lisboa reanimou e abriram novos espaços, e hoje a nossa capital é um ponto de interesse no mundo. Quando falo com estrangeiros adoro saber se estão a gostar, todos me responderam que sim e que tudo é muito bonito. Como não transbordar de orgulho? Gosto de ver Lisboa assim, jovem e cheia de vida, muito dinâmica e com pernas para andar. Assim sim.

Fotografia da minha autoria

1 comentário: