Coisas Que Aprendi Enquanto Ginasta

O exercício é o melhor escape do mundo real
Eu aprendi com a ginástica assim como outros podem aprender com o futebol, a natação entre outros. É uma fuga à realidade e sabe tão bem fugir dos nossos problemas durante algumas horas. É o espaço feliz num dia tenebroso e o nosso cérebro fica de férias por momentos do stress, de todos os trabalhos, de todos os imprevistos e de tudo o que corre menos bem na nossa vida.

O medo é o maior inimigo
Quantas vezes não fiz ou errei por ter medo (porque os aparelhos magoam mesmo!)?? Foram mais que muitas e depois de errar o "agora ou nunca" foi inevitável. Tentar e dar o meu melhor. Com a prática as coisas vão lá. Eu tinha imenso medo de lançar um aparelho fazer uma cambalhota e apanhar e no entanto já o faço com uma perna às costas. O medo é o nosso maior inimigo não só nos desportos que praticamos mas na vida real. A ginástica ensinou-me a enfrentá-los e a "saltar de cabeça".

O local onde me sinto mais confiante neste mundo é em praticável
Sou muito insegura por natureza mas o local onde me poderia sentir com mais medo, mais aflita, mais nervosa e não o sou é em cima de praticável (para quem não sabe é uma espécie de carpete muito grande onde se pratica ginástica). Razões absolutamente desconhecidas mas a cabeça erguida, a precisão nos movimentos, o olhar fixo nas pessoas e a força de querer fazer um exercício limpinho ajudam um pouquinho.

Tu tens consegues fazer o que quiseres
Basta meter na cabeça que consigo. Sou capaz de tudo, só não o sou se nem sequer tentar. Se eu quero eu arranjo maneira de conseguir. Mais nada.

Por vezes o grupo fica mais pobre e é normal
A malta vai para a faculdade, fica com lesões graves, tem problemas económicos, mudam de país e por vezes o pessoal da "velha guarda" é escasso e isto é normal. Os grupos vão se renovando e vão chegando meninas novas com outras experiências e que trazem outro dinamismo à classe. Temos que aceitar as mudanças como algo positivo e não como algo destrutivo. Sinto muito a falta de inúmeras pessoas mas ter novas amizades também é bom. Encarar as coisas pelo lado positivo não custa!

Por vezes corre mal e não faz mal
Vão haver mais vezes para acertar em cheio em lançamentos e exercícios manhosos. Correu mal uma vez? Já passou agora é só melhorar. Não vale a a pena chorar sobre leite derramado, bola para a frente que o esquema não terminou e a música não parou. Continua a dar o teu melhor mesmo que pareça que tudo está a dar para o torto.

Organizar o meu tempo
Tenho vindo a organizar a  minha vida em prol de tudo o que tenho para fazer e acredito que quanto mais tempo ocupado tivermos mais organizados somos nas nossas tarefas e deveres. Ninguém me tira as horas dos treinos. Tenho que me organizar e não deixar tudo para a última. Já colegas da ginástica que estão no mesmo ano de escolaridade que eu me perguntaram como é que eu conseguia ir a todos os treinos e ter tempo para estudar e.t.c. Fácil, sei-me organizar. óbvio que isto depende de pessoa para pessoa.



4 comentários:

  1. eu fui ginasta desde os meus 4 até aos meus 14. Chegaste a ver alguma vez o filme Stick it? Eu era aquela miuda que não percebia porque é que as meninas tinham que ir todas bonitinhas e os rapazes normalíssimos. Mas pronto... fora isso, acho que ninguém sabe o quaaaanto a ginástica te consome. Eu tinha 3/4 treinos por semana, 2 horas e quando havia competições, duplicava-se o tempo.
    Depois tive que parar e agora com 26 anos, tive dificuldades em voltar a fazer exercício. Não sei se foi por ter feito desporto de competição durante tanto tempo ou ter tido sempre um treinador, não conseguia ir ao ginásio simplesmente por fitness.

    ResponderEliminar
  2. Tao verdade tudo o que disseste aqui! Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Não sou ginasta, mas há anos que fazer exercício é essencial nas minhas semanas e sem dúvida que é a melhor forma de me abstrair de tudo, libertar o stress e recuperar energias boas. E estou completamente de acordo, quanto mais temos para fazer, mais organizados somos e o tempo até rende melhor - e aproveitamos muito melhor todos os momentos!

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar