Como me Organizo no Dia-a-Dia?

Ao longo do tempo tenho vindo a arranjar algumas estratégias de organização que resultam comigo. Adaptam-se a todos e acredito que todos tenham os seus próprios métodos mas hoje eu decidi partilhar convosco o meu estilo de organização.

Primeiramente, manter tudo arrumado. É a mais difícil de todas para mim porque sou muito desarrumada mas é tão mais motivador e inspirador trabalhar num quarto arrumado que num quarto de pantanas. Para além de ser mais fácil de encontrar tudo num ambiente organizado é também mais fácil de organizar ideias num sítio que não seja o caos. Aos poucos e poucos vou melhorando mas ainda não estou a 100% nisto.

Apontar tudo no mesmo sítio. No meu caso utilizo o Bullet Jounal e lá escrevo todos os meus trabalhos de casa, páginas para estudar, trabalhos, coisas para pesquisar, coisas para imprimir, trazer um objecto e.t.c. É muito mais simples que estar tudo espalhado por mil e um cadernos. Faz com que eu não me esqueça de nada e  que tenha tudo em dia. Pode também ser feito numa agenda, bloco de notas e.t.c. Para notas rápidas (ideias para publicações, ideias de sítios giros para passear), o Google Keep do telemóvel.

Fazer logo tudo. Isto segue o tão antigo e mais que batido provérbio "Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje". Porque se hoje tenho tempo mais vale fazer tudo agora e amanhã descansar ou amanhã não ter tanto trabalho acumulado.

Preparar tudo na noite anterior. Seja para o trabalho/escola/faculdade, dá mais trabalho prepara a mochila/mala de manhã (pensem no tempo que podíamos estar na ronha em vez de estar a colocar coisas dentro de malas!) que na noite anterior. na minha vida permite-me verificar se levo mesmo todos os livros e que não me esqueço de nada que de manhã, que é quase sempre a correr. Outra vantagem: está sempre pronta portanto é pegar e ir. Preparar antecipadamente lanches ou almoços para levar também é algo a pensar. Colocar no frigorífico já pronto e é só pegar e ir embora. Tanto tempo que se poupa nisto e em que podemos ficar mais um bocadinho no quentinho dos lençóis!

Um calendário de ano inteiro. Recomendo muito (mesmo) terem um calendário com o ano todo (seja de parede, de papel, numa só folha, várias..!)  no qual apontem apresentações, saídas, testes, férias, aniversários. Dá para contar dias, para ter uma panorâmica das semanas que se seguem prever mais ou menos quanto tempo vai ser preciso para estudar e.t.c. Ajuda-me imenso a organizar-me e se tiverem um código de cores, excelente.



6 comentários:

  1. Boas dicas, também faço isso tudo :) A agenda é a única coisa que não tenho, mas começa a fazer-me falta. E sem dúvida que passar mais uns minutinhos na ronha logo de manhã melhora consideravelmente o nosso humor

    ResponderEliminar
  2. Acreditas que hoje coloquei-me a escrever uns cinco minutos antes de dar uma respirada, verificar o painel do blogger e ver que tinhas publicado acerca do mesmo tema que eu estava e escrever? Ahah estas coincidências são do melhor!
    Adorei as tuas dicas. Sigo-as a todas, umas mais que as outras, mas tal como escrevi nessa minha publicação, é tudo uma questão de hábito e de querer.

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas! E resultam todinhas!
    Beijinho*

    ResponderEliminar