BOOKS | A Fórmula de Deus

Por recomendação da querida Inês este verão empenhei-me em descobrir nas prateleiras cá de casa o livro A Fórmula de Deus de José Rodrigues dos Santos principalmente porque andava há demasiado tempo à procura de um livro que não me deixasse realmente entediada e cujo tema era acerca de algo que procuro há muito tempo. Procuro respostas e as minhas divagações e reflexões têm se baseado sempre no mesmo tema: Deus, a Igreja, o Universo, o início e o fim, alfa e ómega. Foi com o intuito de me cultivar, de abrir novos horizontes e de tentar perceber um bocadinho mais enquanto lia uma boa história e um bom romance.

Achei o livro surpreendentemente cativante e envolvente e fala-nos de Tomás, um professor universitário e criptanalista que é chamado ao Irão para decifrar um enigma deixado por Einstein que contém o segredo da fórmula de Deus. E tudo isto envolve segredos nacionais, contactos com agências secretas, perigo sempre à espreita, limites humanos testados, segurança nacional, problemas familiares, viagens entre vários países, descobertas inesperadas, perseguições e estratagemas, nós no cérebro, paixão, fugas, espionagem e muitas descobertas.

O interessante do livro e o que me cativou a  lê-lo foi aquilo que a Inês referiu de estar tudo constatado, todas as fórmulas, teorias, dados e argumentos são verdadeiros e verificados por leigos no assunto. Isto deu-me segurança de o ler sem petas nem falsas verdades. É um livro verdadeiro e que me veio acreditar ainda com mais força na versão de Deus que encaro como válida para mim e veio afirmar que os meus pensamentos são na sua maioria credíveis. Trouxe-me teses que a minha mente nunca fora capaz de criar e que fazem realmente sentido. Fala-nos de forma cuidada da Bíblia e dos seus fundos verídicos, do poder da interpretação. Fez-me também ver luz onde a escuridão já se tinha apoderado. Este livro fez-me pensar e repensar e repensar. Deixa-nos sem palavras.

Leva-nos às origens do tempo, ao sentido da vida e à essência de tudo isto. Gostava de ter mais bases de física e de matemática para compreender melhor certas partes mas isso não me impediu de compreender as teses descritas. É daqueles calhmassos que nos deixa leves de pensamento mas ao 
mesmo tempo com a cabeça num oito e a uma velocidade alucinante de raciocínio. É coeso e muito bem escrito. Prende-nos do inicio ao fim e apesar de não me ter tirado metade das dúvidas que me ocorrem todos os dias, veio ajudar a motivar e a abrir mais a mente. Era isto que precisava. Deus é um tema que adoro discutir e agora sim temos mais por onde pegar e por onde questionar. Recomendo muito, rapidamente foi para o meu top de favoritos e quero muito ler os outros livros de José Rodrigues dos Santos.



1 comentário:

  1. Uau, esta tua review está impressionante, Leonor! Que forma tão matura de avaliar um livro, muitos parabéns!
    Há muito que quero ler algo deste autor, mas sempre que ia a comprar algo dele, outros títulos se sobrepunham, então sempre foi "complicado". No entanto, o desejo permanece e espero, mais cedo ou mais tarde, ter a oportunidade de explorar os mundos tão aclamados de José Rodrigues dos Santos!

    Beijinhos,
    LYNE

    ResponderEliminar