BCC Dia 5 - Top 5: Doces de Natal

Uhhhh um desafio doce! Me gusta! A minha parte preferida da refeição de consoada é sem dúvida a sobremesa (espero não ser a única a não se empanturrar do delicioso bacalhau para ter espacinho para todas as variedades de doces!). Este é um desafio bastante indicado para mim que sou gulosa como tudo!

1. Filhós
Este é o doce típico na terra da minha avó e então todos os Natais há quilos de filhoses na mesa! Por curiosidade até existe uma tradição lá na terrinha na Páscoa com o nome esquisitoide que dão às filhoses. Com ou sem açúcar, adoro pela simplicidade e tradição!



2. Farófias
As queridinhas do Natal e carinhosamente intituladas por familiares de "fofas". Tenho mesmo que voltar a fazer, gosto mesmo muito.


3. Fatias Douradas/Rabanadas
Espero não ser a única babar-se para a imagem e a contar os dias para as poder devorar!


4. Cheesecake
Embora não seja um doce tipicamente natalício, em nenhum ano falta cheesecake na ceia de Natal! Cheesecake is always a good idea porque é das minhas sobremesas favoritas empatado com a panna cotta e a mousse de lima.


5. Sonhos
A minha avó faz todos os Natais e são divinais, não há grande explicação e é inevitável ficar com os cantos da boca cheínhos de açúcar. São o melhor doce natalício quando acabadinhos de fazer!


8 comentários:

  1. Uma das razões pelas quais o Natal é a minha "festividade" favorita, é precisamente por causa da comida. Num universo alternativo em que não engordasse, era capaz de comer estes doces o ano inteiro. Excepto o cheesecake que, tal como tu, não considero um doce natalício, adoro os restantes. Se forem sonhos recheados então... até fiquei a salivar haha!

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  2. Adoro essa fotografia abre logo o apetite...=) não sou grande fã de doces de natal...mas Cheesecake ainda me faz pensar duas vezes ,se caiu na tentação ou nao. ahha.
    Beijinhos*

    Comecei a seguir.te ;) Faz uma visita ao meu blogue e espero que também gostes do que tenho publicado por lá..
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. R: Tenho de falar com a Inês para ver se podemos oferecer bilhetes ou não. É que quando metermos à venda vão logo esgotar, portanto o melhor é deixar um reservado para ti. Vou ver se arranjo, Leonor! ahaha

    ResponderEliminar
  4. Hummmm que boa montra, Leonor! :) Obrigada pela tua participação. Gostei particularmente da textura daquele cheesecake.

    ResponderEliminar
  5. De todos os doces que partilhaste só não aprecio muito as rabanadas. Sou capaz de comer uma, mas mais do que isso faz com que eu fique extremamente enjoada. Nunca provei farófias, mas a fotografia tem tão bom aspecto que acho que vou ter de procurar a receita para experimentar um dia destes.

    ResponderEliminar
  6. Tenho que admitir que sou muito esquisita no que diz respeito a comida, assim sendo nem os.doces típicos do natal se safam... por exemplo não gosto de sonhos.

    ResponderEliminar