SCHOOL | Ensino Secundário: 1/3

Hoje terminaram as aulas do meu décimo ano e tal como já vi imensas publicações acerca dos vossos semestres universitários achei engraçado falar um pouco do curso em que estou, reflectir de como me correu este último ano lectivo e as aprendizagens e tudo aquilo que me trouxe. Adoraria que isto pudesse ajudar alunos que estão a terminar o básico a orientar-se mas suponho que ninguém que me lê seja mais novo que eu, não faz mal, fica para a posterioridade!

No ano passado optei pelo ensino regular e pelo curso de Línguas e Humanidades e não me arrependo. Foi uma decisão fácil pois as específicas e opcionais do curso convergiam com as minhas disciplinas favoritas e as saídas profissionais são as que mais me agradam. Para além das disciplinas transversais a todos os cursos - Filosofia, Inglês, Português e Educação Física -  e para além da específica - História A - escolhi como disciplinas bianuais e opcionais Macs e Geografia A. Agora que olho para trás gostava de ter continuado a aprender francês e há disciplinas de outros cursos que adorava ter como História da Cultura e das Artes, Economia A e apesar de não ter sido a minha praia no básico adorava voltar a ter Química e Biologia, sinceramente.

Este ano criei novos métodos de estudo e foram sem dúvida a chave para o meu sucesso escolar. Como já expliquei numa publicação que fiz em finais de 2016, o meu estudo consiste em resumir a matéria que dou no dia, ir juntando as folhas e quando chegar a altura do teste já ter tudo feito - evito stresses e atrasos - passar tudo a limpo para se entranhar no meu cérebro. Para colmatar falhas, faço exercícios, exames, testes antigos, tiro e resolvo dúvidas mas o maior segredo é mesmo ter gosto naquilo que estudamos, torna tudo mais fácil!

Começando por História, a melhor matéria é acerca do renascimento, organização citadina e rural  medieval e religiões protestantes. O resto faz-se bem. Não achei extremamente difícil mas é sempre mais fácil quando gostamos a sério e vou terminar o ano com um incrível dezanove na pauta do qual tanto me orgulho e tanto trabalho me deu! A seguir vem Geografia que é sinceramente a disciplina mais difícil que tenho. Depois de fazer os testes da minha professora os exames são peanuts - não estou nem a brincar - e é preciso esfolar-me a estudar mas até que consigo ter bons resultados.  Com empenho e esforço tudo se consegue! Os conteúdos mais interessantes para mim foram o mar, as energias renováveis e estados de tempo e clima! Acerca de Macs, é fácil, tem cálculos algo trabalhosos e métodos que dão muitas voltinhas mas no geral não é complicado e não envolve muito estudo. O que mais gostei de aprender foram métodos eleitorais e modelos financeiros. Inglês é o mesmo de sempre e este ano não estudei uma única vez e tive grandes notas já não posso dizer o mesmo de português que é  a minha nota mais baixa e para a qual tenho que trabalhar muito doravante. Educação física é mais do mesmo e filosofia surpreendeu-me ... pela positiva! Sempre ouvi toda a gente a dizer que detestava a disciplina e eu matei a disciplina logo no inicio sem ter tido um real contacto com a mesma, coisa que felizmente se foi atenuando. Sinto que tenho um pensamento mais livre e que não faz mal dizer realmente aquilo que penso de tudo se tiver argumentos e justificações plausíveis para tal. As minhas crenças, ideias e ideias não são parvas mas sim discutíveis, só isso. As nossas aulas foram muito à base de debates - que adorei - e as melhores matérias foram a ética e a arte! Não se deixem enganar, dêem uma oportunidade! 

A minha média deste período é de 16, 7 e a média do ano inteiro fica-se pelo 16,3 o que é espectacular visto que no inicio do ano o meu objectivo era média pelo menos acima de catorze... surpresa! Com esta média entro - mais uma vez - no quadro de mérito escolar e tenho cerca de dois valores acima da média do curso que quero de momento!

Humanidades não é um curso difícil mas exige trabalho e muita capacidade de memorização e concentração mas também de percepção e interpretação. É preciso calma e muita organização. Este ano lectivo correu às mil maravilhas, dei o litro logo ao inicio, habituei-me bem ao secundário e o resto foi se fazendo. E este é o meu maior conselho: arrasem logo ao inicio e dêem continuidade a isso. Agora vou só aproveitar o meu tão desejado verão, o último da minha vida académica sem exames! 


8 comentários:

  1. Filosofia foi das minhas disciplinas favoritas no secundário. Gostava mesmo das aulas, dos debates e de conhecer melhor os meus colegas...
    Embora tenha estudado Ciências e Tecnologias, achava interessante ter tido Economia ou até mesmo História/Geografia!
    Fico tão feliz por saber que tão novinha tens já métodos de estudo tão definidos e que és fiel a estes. E acabaste o 1º ano com uma média mesmo boa! PARABÉNS. Agora descansa que bem mereces <3

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, Leonor! Nota-se que a tua média é um reflexo de todo o teu empenho e dedicação e mereces todo e qualquer reconhecimento! Mantém-te assim, focada em ti e dedicada nos teus estudos sem descurares a parte social, como tão bem fazes. Vem aí um ano tramado (odiei o 11º, é um soco no estômago :/)
    Eu adorei Filosofia, mas sinto que quem fez todo o serviço foi a minha professora que, lá está, fazia de todas as aulas um debate. Por vezes trazia casos de ética para debatermos, fez uma discussão sobre a permissão ou não do casamento gay (estou-me a sentir tão velha, aos anos que isto foi), com moderador do discurso e tudo, recriámos uma Assembleia da República e até discutimos sobre a Bíblia. Filosofia é importante nestas idades. Ajuda a desenvolver raciocínio e capacidade de diálogo. Eu gostei muito :)

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns minha querida! Que ótima média, é assim mesmo que se deve começar! No meu tempo não tinha as ideias na cabeça como deve ser e o quanto importante é a média, no entanto, estou muito feliz com o curso que estou a tirar :) Agora aproveitar para descansar que bem mereces!
    Um beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo teu sucesso escolar, Leonor!
    É engraçado ler sobre a tua experiência do 10º ano e comparar com a minha e ver que foram um pouco diferentes - quando escolhi artes achei que aquilo seria tudo espetacular e que me iria sentir como uma personagem de um tv show juvenil, o que não aconteceu.
    Mas, ao contrário de mim (que nem sempre fui uma aluna consistente), eu acredito que vais continuar a manter esse ritmo de trabalho e o gosto por aprender. Já os desafios que no próximo ano terás de enfrentar - como referiste, aproveita o verão xD - vão ajudar-te imenso em outras etapas académicas.
    Desejo-te umas boas férias! Diverte-te muiiito!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Leonor. Apesar de ter feito ciências, acho que para todos os cursos o 11ºano é o mais complicado. Portanto desejo-te imensa sorte e que continues a gostar e a interessar-te pelo que estás a estudar. Sinceramente, acho que isso é o mais importante. As notas vêm por acréscimo!
    Um grande beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Muito bem, Leonor! Continua assim, a arrasar! Percebo bem esse teu orgulho pelas notas, também fui assim no Secundário, e embora este meu primeiro ano na faculdade não tenha sido tão famoso - afinal, é um modo de ensino muito diferente e temos praticamente um ano para nos habituarmos às coisas -, tenho intenções de voltar a trabalhar tanto quanto o fazia há dois anos atrás, e eu tenho a certeza de que tu tão cedo não perderás o foco dos teus objetivos!
    Por acaso, eu também gostei bastante de Filosofia. É um facto de que era a minha disciplina mais fraca - se não fosse por isso, teria terminado o secundário com média de 18, sem problemas -, no entanto, quando nos esforçamos e temos BONS professores - que fazem toda a diferença, acredita! -, as coisas correm pelo melhor! :D
    Agora aproveita estas férias porque a partir daqui a fasquia vai subir demasiado!
    Beijinho grande!

    LYNE

    ResponderEliminar
  7. Leonor, muitos parabéns pelas notas obtidas. Como dizes e muito bem, com esforço e trabalho tudo se consegue!
    Eu encontro-me a terminar o 11º ano em Ciências e Tecnologias e uma das coisas que te aconselho a fazeres neste verão que te poupará muito trabalho durante o próximo ano letivo é leres as obras que vais estudar em português, nomeadamente "Os Maias". Vai ser-te muito mais fácil de perceber a obra quando o/a professor(a) a for ensinar.
    Beijinhos grandes e umas boas férias! :)

    https://bloomblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns Leonor! Acabei agora o 12ºano em Línguas e Humanidades com uma média de 16 valores da qual me orgulho imenso, mas a minha média global desce para 15 devido ao 10º e 11º. Não sabes o quão feliz fico por ver que tens essas notas no 10º e uma média acima do desejado, caso contrário irias chegar ao 12º ano e irias desejar ter feito as coisas de maneira diferente, tal como aconteceu comigo.
    Em relação às disciplinas, não gostei nada de Filosofia, muito por culpa do meu professor que não era nada dinâmico e tornava as aulas numa seca. Quanto a Geografia, concordo que seja a disciplina mais difícil, dada a quantidade de matéria e, na minha opinião, no 11º ano é super chata pois aprendes sobre agricultura e assim, o que, pelo menos para mim, não é nada interessante eheheh. De resto, considero as outras disciplinas super acessíveis (claro que História é um pouco mais trabalhosa).
    Enfim, desejo-te a maior das sortes para o teu futuro e BOAS FÉRIAS!

    Beijinhos,
    La La Land

    ResponderEliminar