VIAGENS | Things I Do When I Travel

Fazer uma lista
O que seria de mim sem uma lista de coisas a levar? Provavelmente deixava metade das minhas coisas em casa. É importantíssimo para que nada falhe e coloco sempre aquilo que não pode mesmo falhar (como o cartão de cidadão) com uma setinha, ou em maiúsculas. Bom, aqui já entro noutro campo no qual cada um tem a sua forma de se organizar e as suas prioridades. Pesquisar listas na internet também ajuda muitas vezes a ver aquilo que nos falta!

Ter cuidado com os líquidos e outros objectos proibidos
Tenho que voltar a ter isto muito em atenção este ano. Não podem exceder os 100ml todos os artigos líquidos que vão na cabine. Encher alguns boiões pequeninos dados em hotéis levar as amostras reservadas somente para uma viagem de avião ente outros. No ano passado o aeroporto de Lisboa ganhou uma lima minha e por isso este ano vou ter extra cuidado para não acontecer o mesmo. Vou procurar listas de coisas proibidas nos aeroportos e companhias aéreas para que não volte  a acontecer.

Não levar coisas demasiado importantes em locais fáceis de serem retirados
Tenho mesmo muito medo que tirem as minhas coisas da mochila e eu não facilito. Costumo passear com uma mochila e na bolsa pequena nunca vai nada de demasiado importante. As coisas importantes vão sempre no compartimento grande da mochila (carteira, dinheiro e.t.c.). Custa mais a procurar mas também nos custa mais a ser retirado. Enquanto que se me abrirem o compartimento mais pequeno eu não noto, quando abrem o compartimento maior já sinto. É preciso muita precaução com isto sobretudo em locais com muita gente e com muito movimento.

If you find this phone please call...
No ano passado coloquei no ecrã antes de se desbloquear o telemóvel uma coisa que dizia "If you find this phone please call..." mais uma vez para que se me esquecer dele, mo for retirado ou algo do género para que tenha uma pequena hipótese de o recuperar. Coloco sempre o número de alguém que está a viajar comigo e o +351 no início como indicativo de Portugal. Vou voltar a afazer o mesmo este ano!

Fazer o trabalho de casa e levar já sítios pré definidos para ver
Mais que óbvio. Apesar de irmos de férias vamos para conhecer e devemos levar já locais pré estipulados para visitar. Pesquisar horas de abertura e de encerramento, dias em que os locais estão fechados, isto é importante para que sejam dias recheados e que (numa visita mais cultural) não se perca pitada.

Levar os objectos de maior valor na bagagem de mão
Nunca levei o meu computador em viagens mas já ouvi inúmeras dicas para o levar sempre em bagagem de mão. Para além disso coisas como phones, carregadores, livros, máquinas fotográficas telemóveis, leitores de música devem ir sempre contigo. Na minha óptica na mala que vai no porão deve ir somente o básico: roupa e calçado.

Ter atenção na roupa e no calçado
Devem testar-se e ver o que é mais confortável para vocês. Por exemplo para mim é para morrer andar um dia inteiro de calções por muito calor que esteja, não consigo, assim como certo tipo de calçado. Há sapatilhas que são confortáveis durante uma horas mas após percorrerem uma cidade a pé começam a maçar. É preciso ter isso em mente, e antes de tudo está o conforto.

Morada do alojamento e número de telemóvel dos que nos acompanham
Pronto, mais uma vez com o meu medo de (me) perder eu levo sempre na minha carteira um papelinho onde está a morada do alojamento e os contactos e ainda os contactos de quem me acompanha. Uma pessoa prevenida vale por duas.

Ter conhecimento de algum vocabulário básico
Onde a língua é tudo menos conhecida é complicado mas podemos sempre fazer o esforço para aprender aquilo que acho que seja básico: Olá, obrigada, com licença. Quando já estamos familiarizados com a língua é mais fácil mas vale sempre a pena recordar!

Garrafa de água vazia
Não sei quanto a vocês mas eu detesto ter que comprar água. Então o que faço? Levo a minha garrafa reutilizável vazia e depois de passar pelos seguranças posso enchê-la assim como enquanto passeio, posso enche-la numa fonte ou bebedouro ou numa casa de banho. menos poluição e menos dinheiro gasto em algo que podemos não pagar nada.


11 comentários:

  1. If you find this phone please call...
    No ano passado coloquei no ecrã antes de se desbloquear o telemóvel uma coisa que dizia "If you find this phone please call..." mais uma vez para que se me esquecer dele, mo for retirado ou algo do género para que tenha uma pequena hipótese de o recuperar. Coloco sempre o número de alguém que está a viajar comigo e o +351 no início como indicativo de Portugal. Vou voltar a afazer o mesmo este ano!


    Gostei especialmente deste tópico! Nunca me lembrei de semelhante :)

    ResponderEliminar
  2. São dicas óptimas e vi que já faço a maior parte, mas não conhecia a do protector de ecrã. Deve dar jeito! :)

    ResponderEliminar
  3. ia fazer um post deste género :)

    ResponderEliminar
  4. Faço sempre lista das coisas a levar!

    ResponderEliminar
  5. Acho excelente! Achei curioso o tópico do telemóvel, para o caso de se perder, já vi exemplos disso mas nunca fiz (o que eu já fiz numa viagem foi colocar um papelinho na capa, atrás - era transparente e por isso acabava por ter o mesmo fim) :)
    Curiosamente, coloco carregadores e afins na mala de porão porque acho um desperdício de espaço essas coisas irem comigo. Se não vou precisar delas na viagem ou antes de chegar ao local onde vou ficar hospedada (obviamente a máquina fotográfica vai comigo, por exemplo), então vão na mala (bem protegidas) :)

    ResponderEliminar
  6. Excelentes princípios a seguir! Também partilho alguns deles, mas gostei muito da ideia do telemóvel e da garrafa de água - esta última é mesmo de génio ahah!

    Jiji

    ResponderEliminar
  7. Adorei a ideia do telemóvel e da garrafa. São as únicas "regras" que não sigo! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. Costumo ter estes cuidados mas a do aviso no telemóvel é genial! Vou certificar-me de que faço isso este ano :)

    ResponderEliminar
  9. r: Por muito pro que sejas, o eyeliner vai sempre sair diferente nos dois olhos xD é mesmo frustrante. Tenta minimizar a diferença ao fazeres as coisas muito lentamente e tem sempre cotonetes com desmaquilhante, ou um mini pincel com base para corrigires. Além disto, não há muito mais que te possa dizer... Acredito que quanto mais faças menos será a diferença de um olho para o outro porque apanhas o jeito :)

    ResponderEliminar
  10. boas dicas ;) gostei! beijinho

    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Boas dicas :). Eu faço listas para tudo, e então para viagens é que faço mesmo.
    Eu não levei a minha garrafa de água reutilizável na minha última viagem e ainda bem, porque à vinda para Portugal, no aeroporto de Londres não deixavam passar garrafas de 0,5 L ( que era a que eu tinha).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar