Páginas

TRAVEL GUIDE: FLORENÇA | Duomo

É o cartão de visita da cidade e o principal ex-libris de Florença. Como há muito para visitar esta será um publicação dedicada à Catedral de Santa Maria das Flores, o exterior, o interior, a cúpula, o campanário, o baptistério e ainda o museu do Duomo. Vistamos quase tudo em dias diferentes mas com uma boa gestão faz-se facilmente num dia. Brunelleschi era um génio e aqui têm a prova disso, este senhor não brincava em serviço.


BAPTISTERIO DI SAN GIOVANNI
Na época em que Santa Maria del Fiori foi erguido as pessoas só eram dignas de entrarem na catedral após serem baptizadas. Isso ocorria no Baptisterio, mesmo em frente à catedral em si. Pequenina mas de uma beleza e riqueza estúpida. Pequenino mas conciso, muito muito bonito.




O EXTERIOR
É impossível não ceder à imponência do edifício. A gigantesa da sua cúpula e a magestosidade dos mármores usados que tão bem ficam juntos, o verde, o rosa e o branco complementam-se tão bem! O edifício é imenso e é normal tirarem minutos para apreciar os pormenores da fachada frontal da catedral. Sugiro que dêem uma volta a toda a Catedral. Foi das primeiras coisas que fizemos assim que deixámos as malas e aquela golden hour soube pela vida




O INTERIOR
 Sinceramente foi a maior desilusão da viagem e talvez deste ano mesmo. Depois da imponência e do símbolo marcante do Renascimento que se tornou esta Catedral eu esperava algo muito mais elaborado e robusto, encontrei uma igreja grande mas despida, monótona. Fiquei tão desiludida que nem as pinturas que decoram a cúpula por dentro me animaram - apesar de ser belíssima! A entrada é gratuita mas existe fila e não de pode entrar com ombros à mostra nem pernas demasiado destapadas, atenção a isso!




A CÚPULA
 Só se pode lá ir lá com marcação que é feita no exterior da catedral, numa ruas que tem entrada na praça. Escolhemos ir de manhã cedinho. A fila começa a formar-se antes da hora de abertura, estejam atentos. Sinceramente foi o ponto alto a onde menos me custou subir, são à volta de 450 degraus e é muito giro depararmos-nos na parte em que subimos com as íngremes escadas para o topo da cúpula. A vista é belíssima e vale o esforço, adorei subir lá e é o edifício mais alto que podem escalar em Florença.



CAMPANÁRIO/ TORRE DO SINO DE GIOTTO
A torre do sino encontra-se fora da estrutura da catedral e dá para subir lá ao cimo, são menos escadas que a cúpula mas a vista é igualmente deslumbrante e de perder de vista. Esta torre tem os antigos sinos e vários patamares para descansar. É também decorado com os três tons de mármore que condizem com Santa Maria das Flores




MUSEU DO DUOMO
Tanto no exterior como no interior da igreja as estátuas originais foram retiradas para não se estragarem e foram substituídas por cópias idênticas. Aqui encontramos estas estátuas, as originais e icónicas portas do Paraíso em bronze, Estátuas enormescas, vestes sacerdotais, objectos eclesiásticos belíssimos - não fossem estes ter "relíquias" de santos no interior, uma aberração na minha mais sincera opinião. Podemos também ver a forma como construiriam a magnifica catedral sem recurso a maquinaria, as técnicas rudimentares e tudo o que envolveu. Podemos também subir ao terraço para observar mais uma vez a incrível cúpula do lado de fora. Em termos museológicos adorei a organização do museu, a luz, o espaçamento, a paz e a calma que transmitia. Lindo lindo lindo!






Como podem ver, à volta do Duomo há imenso para ver, opções não vos faltam. Se tiverem  pouquinho tempo recomendo que visitem a catedral por fora, vão ao museu e subam ou à torre do sino ou à cupula! Nós fizemos tudo mas é preciso pedalada! Esta catedral é o ícone do período renascentista e apesar de se identificar no Gótico tardio é de uma beleza excepcional, retirando a desilusão que foi para mim o interior, mas enfim! Espero que gostem!

3 comentários:

  1. Eu quero tanto visitar esse museu! Gostaria de um dia ver as portas do paraíso...

    ResponderEliminar
  2. Nem sei o que dizer! Quero tanto ir a Itália! Acho que ia ser tão feliz nas cidades mais conhecidas do país!
    Beijinho*
    http://nouw.com/juu

    ResponderEliminar