Os meu métodos de estudo

Com um novo ciclo de ensino tive que me adaptar à exigência e deixar de estudar nas vésperas e por isso criei novos métodos de estudo que me ajudam a não me perder e a estar sempre dentro do que leccionamos. 

Rotina de estudo
Este ano comecei a estudar quase todos os dias. Só o faço nas disciplinas mais complexas e que precisam de mais trabalho. Isto ajuda-me a estar sempre a par e a não perder o fio à meada. Resumo a matéria que dei no dia e assim nunca fico com toneladas de paginas para estudar a dias antes do teste. Depois, dias antes volto a pegar nos resumo, a passá-los e a ler e reler. Não sei se é coincidência mas sou a única da minha turma que estuda todos os dias e consequentemente sou quem tem tido melhores notas.

Testes antigos
Este truque foi a minha grande salvação este ano. Felizmente tenho amigos de anos superiores e amigas minhas têm irmãos que já passaram pelos nossos professores e que nos fizeram o favor de emprestar os testes antigos. Isto dá muito jeito sobretudo nas primeiras avaliações para conhecer mos os tipos de perguntas de cada tipo de professor e para treinar mos em algo mais parecido ao nosso. Podem não ser iguais mas é um bom treino e felizmente já apanhei perguntas em teste que treinei em casa de testes antigos, que sorte!

Guardar materiais
Lembrei me disto no ano passado mas depois descobri que não era a única. Para o exame de português do 9ºano eu guardei todos os resumos que fiz nesse ano para ser mais fácil de estudar para o exame. Agora estou a guardar os powerpoints em pastas, fichas, resumos, testes e cadernos para os próximos exames para me facilitar o estudo. Resumos já estão feitos é só voltar a rever e a exercitar.

Conforto é a chave
Não consigo estudar com roupa da rua e por isso quando estudo faço-o com roupa de andar em casa, de cabelo atado, com música clássica a tocar e de chá na secretária. Organizo o meu espaço e certifico-me que tenho boa iluminação.

Partilha
Este é o maior propósito dos grupos de turma: a partilha. seja de resumos, apontamentos, testes passados, dúvidas e questões. Sempre que tenho uma dúvida interrogo os meus colegas e amigos esta o que me faz ir sempre mais confiante naquilo que sei para os testes.




5 comentários:

  1. Estou na faculdade e adopto mais ou menos os mesmos métodos. Termos sempre a matéria e os apontamentos em dia é fundamental :)

    ResponderEliminar
  2. São excelentes métodos! Eu adoro estudar em casa, de pijama vestido :) E guardar materiais também é uma ideia muito inteligente, porque podes chegar a precisar deles até na faculdade :)

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas, usei-as todas nos secundário e ainda as uso agora na faculdade :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Frequento a faculdade e uso, igualmente, os mesmos métodos de estudo. Gosto particularmente (muito) do "conforto é a chave" e "partilha".
    Sou nova por aqui e já segui. Beijinhos Carolina.

    ResponderEliminar
  5. Se há método que adotei quando entrei para o secundário e que partilho contigo foi o de guardar materiais, tenho tudo organizado em dossiers por anos e disciplinas, o que me ajudou imenso no estudo para os exames de 11º - principalmente os resumos!!

    ResponderEliminar