Confesso que o Buddha Eden não era nada do que estava à espera. Eu achava que se tratava de um jardim com umas estatuetas de Buddhas e nada mais. Estava redondamente enganada. Considero este jardim que aparentemente está na moda como uma fusão de mistela sem roteiro e de uma exposição ao ar livre. Porquê? Porque não há somente Buddhas, há arte contemporânea e arte africana, coisas que eu não esperava mesmo ver, espalhadas pelo enorme recinto.
Apesar de tudo, as estátuas eram bonitas e é um local que transmite muita paz e está cheio de boas vibes. É um mundo completamente ao lado que prima pela inovação e que nos faz fazer um passeio de fim-de-semana diferente. Entre o som dos pássaros e o som da água a correr é impossível não fotografar tudo e não focar bem as incontáveis e bonitas estátuas levadas ao mais ínfimo pormenor. Embora os grandes lagos e tudo muito cuidado penalizo o espaço por falta de fontes de água, a existência de somente uma casa-de-banho no enormesco espaço e falta de um roteiro ou de um mapa que identificasse as esculturas e que expliquem o seu significado, de onde vêm e mais informações pertinentes. A inexistência de mapa obriga-nos a explorar o recinto sem sabermos por onde ir e sem sabermos o que estamos a observar.
O que há para ver mesmo? O exército terracota (cerca de 700 soldados pintados à mão), muitos Buddhas e miniaturas de habitações, um pórtico e algumas estátuas que relembraram a minha mãe da China, Índia e da Tailândia, a Aldeia Africana com pessoas e animais esculpidos, um anfiteatro, uma parte com arte mais moderna (está lá uma obra de Joana Vasconcelos, por exemplo) e os enormes lagos cheios de patos.
Segundo percebi este espaço pretende ser um jardim com coisas do mundo inteiro e por isso não entendo o facto de se chamar Buddha Eden (talvez por ter começado por ser somente um espaço para Buddhas (??)). Os bilhetes são 3€ e até aos 12 anos não se paga. Considero o preço bem justo para tudo aquilo que visualizei. Há também a opção de ir num comboio (mais 3€) que passa por só alguns locais (dizem que dura trinta minutos mas na realidade dura uns quinze). Tem três paragens e quase que não há tempo para passear e fotografar pelos arredores.
Apesar de diferente e bonito contém muitas falhas mas é um local com potencial apesar de extremamente artificial (o que já era de esperar). Fica na Quinta dos Loridos no Bombarral e apesar de tudo, vale a pena para uma saída fora do comum.
Eu estive lá no meu 12º Ano - há 3 anos, portanto - e adorei (a meteorologia colaborou e tudo correu bem!). Acho que é um espaço super agradável para um passeio diferente e as peças que vamos encontrando pelo caminho são fascinantes. Não andei no comboio - fizemos tudo a pé - e tive a mesma sensação que tu: é um espaço que transmite paz e tranquilidade. Gostei mesmo muito, fotografei imenso e quero regressar!
ResponderEliminarEsse é um dos locais a que tenciono ir num fim-de-semana prolongado que irei fazer em Abril ou Maio. Apesar do que disseste e de ter ficado um bocadinho de "pé atrás", acho que vou lá passar na mesma :)
ResponderEliminarNão conhecia, mas fiquei fascinada com as fotografias :)
ResponderEliminarUm dos locais que quero visitar este ano é o Buddha Eden, já vi fotos tão lindas ...:)
ResponderEliminarRealmente esses pontos que mencionaste podiam ser melhorados, mas acho que me convenceste pelas fotografias. Espero ter oportunidade de visitar no futuro.
ResponderEliminarQuero tanto visitar este local! :o
ResponderEliminarBeijinho*
Há imenso tempo que quero visitar este jardim!!1
ResponderEliminarJá tinha conhecimento deste jardim, faz parte da minha lista de locais a visitar e mal posso esperar por isso!
ResponderEliminarNomeei o teu blog para uma Tag, passa por lá e dá uma espreitadela :) http://something-on-the-way.blogspot.pt/2016/02/tag-liebster-award.html
Já estive lá há cerca de 3 anos e gostei muito. Tal como tu, concordo que é um local que nos dá uma certa tranquilidade, mas achei que precisa de alguns melhoramentos. Adoraria se as ideias que referiste fossem postas em prática. Um mapa e uma explicação das diferentes zonas e estátuas era excelente. Também me lembro que quando lá fui havia uma parte que parecia ainda estar em obras, talvez estivessem a construir um novo espaço, pelo menos assim espero. Na altura fui com a escola, mas acho que gostava de lá voltar agora com os meus pais e o meu irmão.
ResponderEliminarGosto imenso deste jardim, apesar de saber precisamente para onde ia e das expetativas serem altas, conseguiu superar - uma beleza sem igual. Já ponderei voltar de preferência voltar com um céu azul. O dia estava tristinho e meio cinzento mas mesmo assim saí de lá tão tão satisfeita!
ResponderEliminarGostei muito do teu cantinho, beijinho :) *