Por recomendação da querida Inês este verão empenhei-me em descobrir nas prateleiras cá de casa o livro A Fórmula de Deus de José Rodrigues dos Santos principalmente porque andava há demasiado tempo à procura de um livro que não me deixasse realmente entediada e cujo tema era acerca de algo que procuro há muito tempo. Procuro respostas e as minhas divagações e reflexões têm se baseado sempre no mesmo tema: Deus, a Igreja, o Universo, o início e o fim, alfa e ómega. Foi com o intuito de me cultivar, de abrir novos horizontes e de tentar perceber um bocadinho mais enquanto lia uma boa história e um bom romance.
Achei o livro surpreendentemente cativante e envolvente e fala-nos de Tomás, um professor universitário e criptanalista que é chamado ao Irão para decifrar um enigma deixado por Einstein que contém o segredo da fórmula de Deus. E tudo isto envolve segredos nacionais, contactos com agências secretas, perigo sempre à espreita, limites humanos testados, segurança nacional, problemas familiares, viagens entre vários países, descobertas inesperadas, perseguições e estratagemas, nós no cérebro, paixão, fugas, espionagem e muitas descobertas.
O interessante do livro e o que me cativou a lê-lo foi aquilo que a Inês referiu de estar tudo constatado, todas as fórmulas, teorias, dados e argumentos são verdadeiros e verificados por leigos no assunto. Isto deu-me segurança de o ler sem petas nem falsas verdades. É um livro verdadeiro e que me veio acreditar ainda com mais força na versão de Deus que encaro como válida para mim e veio afirmar que os meus pensamentos são na sua maioria credíveis. Trouxe-me teses que a minha mente nunca fora capaz de criar e que fazem realmente sentido. Fala-nos de forma cuidada da Bíblia e dos seus fundos verídicos, do poder da interpretação. Fez-me também ver luz onde a escuridão já se tinha apoderado. Este livro fez-me pensar e repensar e repensar. Deixa-nos sem palavras.
Leva-nos às origens do tempo, ao sentido da vida e à essência de tudo isto. Gostava de ter mais bases de física e de matemática para compreender melhor certas partes mas isso não me impediu de compreender as teses descritas. É daqueles calhmassos que nos deixa leves de pensamento mas ao
mesmo tempo com a cabeça num oito e a uma velocidade alucinante de raciocínio. É coeso e muito bem escrito. Prende-nos do inicio ao fim e apesar de não me ter tirado metade das dúvidas que me ocorrem todos os dias, veio ajudar a motivar e a abrir mais a mente. Era isto que precisava. Deus é um tema que adoro discutir e agora sim temos mais por onde pegar e por onde questionar. Recomendo muito, rapidamente foi para o meu top de favoritos e quero muito ler os outros livros de José Rodrigues dos Santos.
Uau, esta tua review está impressionante, Leonor! Que forma tão matura de avaliar um livro, muitos parabéns!
ResponderEliminarHá muito que quero ler algo deste autor, mas sempre que ia a comprar algo dele, outros títulos se sobrepunham, então sempre foi "complicado". No entanto, o desejo permanece e espero, mais cedo ou mais tarde, ter a oportunidade de explorar os mundos tão aclamados de José Rodrigues dos Santos!
Beijinhos,
LYNE